Mundo

Grandes potências concordam com resolução contra o Irã na AIEA

Agência France-Presse
postado em 12/09/2012 08:24
Viena - Um projeto de resolução que condena a contínua expansão das atividades de enriquecimento de urânio no Irã será apresentado pelas grandes potências no conselho da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), informou uma fonte diplomática em Viena. O Grupo 5%2b1, formado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, China, Rússia, Grã-Bretanha e França) e Alemanha, expressa na resolução uma "séria preocupação" com o aumento da capacidade de enriquecimento em Fordo, um local situado dentro de uma montanha, e solicita novamente a Teerã cooperação plena e sem mais demora com a AIEA.

[SAIBAMAIS] O texto pode ser submetido à votação dos 35 membros do Conselho de Ministros na quinta-feira, segundo a fonte. O documento destaca a recusa do Irã a permitir o acesso da agência aos locais que deseja inspecionar, especialmente a base militar de Parchin, perto de Teerã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação