Mundo

Líder da Comissão Europeia propõe federação europeia de Estados nacionais

Agência France-Presse
postado em 12/09/2012 08:30
Estrasburgo - O presidente da Comissão Europeia (CE), José Manuel Barroso, propôs nesta quarta-feira uma "federação de Estados nacionais" europeia, como a chave da união política do continente, durante um discurso no Parlamento Europeu em Estrasburgo. "Não tenhamos medo: precisamos seguir para uma federação de Estados nacionais", afirmou no esperado discurso sobre o estado da União.

[SAIBAMAIS] O presidente do Executivo comunitário admitiu que as "respostas dadas até agora não convenceram nem os cidadãos nem os mercados". "Precisamos de um novo rumo", completou. O discurso aconteceu em um dia chave, no qual a Corte Constitucional da Alemanha deu aval para o fundo de resgate europeu e em que a Holanda celebra eleições legislativas.



Além disso, a CE apresenta a proposta de uma supervisão bancária única para a zona do euro, o primeiro passo para o ambicioso projeto de união bancária, com o qual pretende cortar definitivamente a dependência do setor financeiro e da dívida soberana. No mesmo discurso, Barroso destacou que se a Grécia cumprir com seus compromissos de reformas e ajustes, permanecerá na Eurozona.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação