Mundo

Obama condena morte de embaixador americano em ataque na Líbia

Agência France-Presse
postado em 12/09/2012 09:32

Presidente Barack Obama em discurso depois de ataque a consolado na Líbia

Washigton - - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condenou nesta quarta-feira o assassinato de quatro funcionários do país, incluindo o embaixador, em um ataque contra o consulado americano na cidade líbia de Benghazi.

"Os Estados Unidos condenam nos termos mais fortes este ataque ultrajante e chocante", afirmou Obama na Casa Branca. "Não se enganem, nós vamos trabalhar com o governo líbio para levar à justiça os assassinos que atacaram nosso povo", afirmou Obama.


O presidente prestou homenagem ao embaixador Christopher Stevens e a seus colegas assassinados, que morreram quando uma manifestação de islamitas líbios avançou contra o consulado em protesto por um filme produzido nos Estados Unidos que supostamente ofende o islamismo. "Eu condeno com firmeza o vergonhoso ataque a nosso consultado em Benghazi, que tirou as vidas de quatro americanos, incluindo o embaixador Chris Stevens", afirma Obama em um comunicado divulgado pela Casa Branca. "Neste momento, o povo americano tem as famílias daqueles que perdemos em seus pensamentos e orações", completa. "Eles exemplificaram o compromisso dos Estados Unidos com a liberdade, justiça e parceria com nações e povos ao redor do planeta, em forte contraste com aqueles que insensivelmente tiraram suas vidas".

[SAIBAMAIS] "Eu ordenei a minha administração que forneça todos os recursos necessários para apoiar a segurança de nossos funcionários da Líbia, e para aumentar a segurança de nossos postos diplomáticos em todo o planeta", destaca Obama. As manifestações começaram no Egito e Líbia na terça-feira (11/9) quando grupos muçulmanos protestaram contra um filme produzido nos Estados Unidos no qual, segundo eles, o profeta Maomé, figura sagrada do islã, é ofendido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação