Mundo

Holandeses manifestam apoio à UE nas urnas, rejeitando a direita extremista

Agência France-Presse
postado em 13/09/2012 06:30
Holanda, Haia - Os holandeses manifestaram um forte apoio à União Europeia (UE) nas eleições legislativa de quarta-feira (12/9), quando liberais e trabalhistas foram os mais votados no pleito, marcado por um voto de punição ao extremista de direita e antieuropeu Geert Wilders.

A votação era considerada um termômetro do sentimento antieuropeu em um dos países motores da Eurozona. Os liberais do primeiro-ministro Mark Rutte conquistaram 41 cadeiras de deputados de um total de 150 (contra 31 em 2010).

Na segunda posição aparecem os trabalhistas de Diederik Samson, também pró-europeus, com 39 cadeiras (30 em 2010), após a apuração de mais de 98% das urnas.

[SAIBAMAIS]Segundo os resultados, os melhores da história do partido, o dirigente liberal é o grande favorito para própria sucessão, o que indica a Holanda seguirá a linha alemã de austeridade orçamentária.



"É uma vitória excepcional porque é o líder do maior partido no poder", destacou Andre Krouwll, cientista política da Universidade Livre de Amsterdã.

"Há muitos países europeus nos quais os dirigentes perderam eleições em meio à crise", comentou, em referência indireta a Espanha, França e Grécia.

Apesar das evidentes divergências de opinião sobre a austeridade, os analistas consideram praticamente certo que os liberais formarão aliança com os trabalhistas, para formar a base de uma coalizão de centro direita.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação