Mundo

China envia seis navios de guerra à arquipélago disputado com Japão

Agência France-Presse
postado em 13/09/2012 21:40
Tóquio - A China enviou seis navios de guerra na manhã desta sexta-feira (14/9) às ilhas Senkaku, no Mar da China Meridional, epicentro da disputa territorial entre Pequim e Tóquio, informou a Guarda Costeira japonesa. Os navios chineses se aproximaram das ilhas Senkaku (Diaoyu para a China) três dias após a decisão de Tóquio de comprar e nacionalizar o arquipélago reivindicado por Pequim.

"Nossos navios estão lhes avisando, neste exato momento, que devem sair das águas territoriais do nosso país", informou a Guarda Costeira japonesa. O primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, declarou que as autoridades japonesas "farão o necessário para vigiar os navios" chineses.

[SAIBAMAIS]A princípio, dois navios chineses se aproximaram das ilhas por volta das 6h20 local (18h20 Brasília de quinta-feira). Os barcos se posicionaram a 22 km do arquipélago, situado 200 km a nordeste de Taiwan e a 400 km a oeste da ilha de Okinawa, no sul do Japão.



Quatro navios chineses se uniram aos dois primeiros por volta das 7h local, "nas águas territoriais" do Japão, informou a Guarda Costeira, precisando que dois barcos abandonaram a posição às 7h50. Pequim confirmou o envio dos navios às ilhas Diaoyu para "fazer respeitar a lei e provar" que o arquipélago pertence à China.

"Dois grupos de navios de vigilância chineses chegaram às águas que cercam as ilhas Diaoyu no dia 14 de setembro de 2012 para patrulhar e fazer cumprir a lei", assinala o comunicado do ministério chinês das Relações Exteriores.

"Estas atividades para fazer cumprir a lei e estas patrulhas têm por objetivo demonstrar a jurisdição da China sobre as ilhas e preservar seus interesses marítimos", destaca o comunicado de Pequim.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação