Mundo

Novas manifestações contra filme anti-Islã são convocadas na França

Agência France-Presse
postado em 18/09/2012 13:47
Paris - Novas manifestações foram convocadas nas redes sociais para o próximo sábado (21/9) em Paris e em várias outras cidades francesas para protestar contra o filme anti-islã "Inocência dos muçulmanos". No entanto, é difícil avaliar a influência de tais chamadas ou identificar a sua origem.

Uma mensagem que tem circulado pela internet convoca manifestações para o sábado, 22 de setembro, em Paris, Toulouse, Marselha e Lille. O slogan, repetido especialmente no Twitter, é "Não toque em meu profeta", utilizando a imagem do antigo símbolo da organização SOS-Racismo das décadas de 1980 e 1990, o contorno de uma mão com a frase "Não toque em meu amigo". No sábado passado, entre 200 e 250 pessoas participaram em Paris em uma manifestação não autorizada perto da embaixada dos Estados Unidos, do palácio presidencial e do Ministério do Interior francês.

[SAIBAMAIS]Entre os manifestantes haviam mulheres cobertas com véus islâmicos, homens com vestimentas que proclamavam suas crenças islâmicas radicais, mas também jovens vestidos de maneira clássica. A justiça está investigando para identificar os organizadores da ação. Violentas manifestações antiamericanas se multiplicaram no mundo muçulmano, após a difusão de trechos do filme "Inocência dos muçulmanos", produzido nos Estados Unidos e que descreve o profeta Maomé como uma fraude.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação