Mundo

Chefão do narcotráfico colombiano é preso na Venezuela

Agência France-Presse
postado em 18/09/2012 23:12
Bogotá - O principal chefão do tráfico de drogas na Colômbia, Daniel Barrera Barrera, também conhecido como ;Loco Barrera;, foi capturado em San Cristobal, na Venezuela, em uma operação que teve o apoio da CIA, informou nesta terça-feira o presidente colombiano, Juan Manuel Santos.

"Era, talvez, o chefão mais procurado pela polícia nos últimos tempos, foram 20 anos dedicados a crimes e alianças perversas com os paramilitares e as Farc", disse Santos ao anunciar a prisão em rede de rádio e TV.

Na mensagem, Santos agradeceu a "efetiva" colaboração do governo da Venezuela.

"Foi capturado em San Cristóbal com a colaboração, há algum tempo, da ONA (Bureau Nacional Antidrogas da Venezuela), do serviço de inteligência britânico MI6 e das agências de inteligência dos Estados Unidos, em particular a CIA".

"Esta operação foi dirigida de Washington", revelou Santos, acrescentando que o chefe da Polícia Nacional da Colômbia, general José Roberto León Riaño, se encontra na capital americana.

;Loco Barrera;, natural da cidade de Cali, era procurado há anos pelas autoridades de Colômbia e Estados Unidos.

"Esta é, talvez, a captura mais importante dos últimos tempos. Era o último dos grandes chefões. Foi um golpe contundente na criminalidade", destacou o presidente. "Ele já confessou sua identidade e neste momento estão confirmando as digitais".

Daniel "El Loco" Barrera era considerado o principal narcotraficante da Colômbia e segundo as autoridades, sua organização enviou nos últimos anos mais de 900 toneladas de cocaína para Estados Unidos e Europa.

A Colômbia é, ao lado do Peru, o principal produtor de cocaína do mundo, com 345 toneladas em 2011, segundo a ONU.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação