Mundo

Turquia mobiliza canhões e mísseis antiaéreos na fronteira síria

Agência France-Presse
postado em 22/09/2012 12:11
Istambul - O Exército turco mobilizou neste sábado canhões e mísseis antiaéreos nas proximidades de um posto na fronteira com a Síria, onde são travados combates entre rebeldes e forças do governo, indicou a imprensa turca. O Exército mobilizou esse armamento de forma preventiva após violentos confrontos na Síria pelo controle do posto fronteiriço de Tall al-Abyad, segundo a rede NTV news.

Este deslocamento de forças é uma reação a um bombardeio executado na quinta-feira por parte das forças governamentais sírias da cidade de Sanliurfa, situada na fronteira sudeste do país, e durante o qual dois turcos ficaram feridos, quando as tropas do regime tentavam retomar posições rebeldes.

[SAIBAMAIS]Vários civis turcos ficaram feridos na queda de obuses no lado sírio da fronteira. Outro projétil, encontrado nas imediações, não chegou a explodir e foi desativado. Na quarta-feira, os rebeldes haviam retomado o controle do posto fronteiriço localizado na estrada entre a cidade de Raqa, no nordeste da Síria, e a cidade turca de Sanliurfa, onde continuam sendo registrados violentos combates entre rebeldes e as tropas do presidente Bashar al-Assad.

As escolas do setor estão fechadas desde segunda-feira. Tall al-Abyad, cerca de 100 km ao norte de Raqa, é um posto fronteiriço relativamente pequeno e está em operação há pouco tempo.

Desde julho, os rebeldes sírios que enfrentam o regime do presidente Bashar al-Assad tomaram o controle dos postos de passagem de Bab al-Hawa, Al-Salama e Jarabulus, situados na fronteira com a Turquia. Também controlam postos fronteiriços com o Iraque, na fronteira leste da Síria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação