Mundo

Aviação síria ataca redutos insurgentes

Agência France-Presse
postado em 23/09/2012 09:25

Beirute - A aviação síria bombardeou neste domingo vários redutos rebeldes no país, incluindo Homs e Deir Ezor, e derrubou alguns edifícios, anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Na grande cidade de Bukamal, na fronteira com o Iraque, na província de Deir Ezor (leste), os aviões do regime de Bashar al-Assad dispararam mísseis contra edifícios, ao mesmo tempo que soldados e rebeldes se enfrentavam em vários bairros da cidade.

"Os insurgentes tentam controlar esta cidade estratégica, em uma província rica em petróleo, assim como o aeroporto militar de Hamdane", afirmou Rami Abdel Rhamane, presidente do OSDH.

"Se conseguirem controlar esta cidade, será um golpe fatal para o regime", destacou.

Em Homs (centro), terceira cidade do país, o Exército bombardeou vários bairros controlados pelos rebeldes como Jobar, Sultaniyeh e Baba Amr.



A província de Lattaquieh (noroeste) também foi alvo de ataques, de acordo com o OSDH, ONG que tem uma ampla rede de informantes.

[SAIBAMAIS]Os bombardeios também derrubaram prédios na província de Idleb, em Hama (centro) e Deraa, berço dos protestos no sul do país.

Na cidade de Aleppo (norte), os combates eram menos intensos que nos últimos dias.

No sábado, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o mediador internacional Lakhdar Brahimi se reuniram para analisar o conflito na Síria e manifestaram a esperança de que a Assembleia Geral das Nações Unidas ajude a melhorar a situação humanitária no país.

Em um comunicado, ambos afirmam que abordaram o que consideram "os horrorosos níveis de violência na Síria".

Também examinaram formas de avançar para uma solução política que responda às demandas do povo sírio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação