Mundo

Presidente de Mianmar presta homenagem à parlamentar Aung San Suu Kyi

Agência France-Presse
postado em 27/09/2012 14:02
Nova York - O presidente de Mianmar, Thein Sein, prestou nesta quinta-feira (27/9) uma homenagem sem precedentes à opositora Aung San Suu Kyi, a quem saudou na Assembleia Geral da ONU por "seus esforços em favor da democracia".

"Como cidadão de Mianmar, quero cumprimentá-la pelas honrarias que recebeu neste país em reconhecimento por seus esforços em favor da democracia", declarou Sein, se referindo à visita que Aung San Suu Kyi realiza aos Estados Unidos, onde recebeu a medalha de ouro do Congresso norte-americano.

[SAIBAMAIS]O presidente também afirmou que se esforça em "pôr fim definitivamente" ao conflito entre as Forças Armadas birmanesas e os rebeldes kachins, que se intensificaram novamente desde junho de 2011, no extremo norte do país, depois de 17 anos de paz. Aung San Suu Kyi, atualmente deputada, foi recebida com todas as honras nos Estados Unidos e se reuniu com o presidente Barack Obama na Sala Oval da Casa Branca.



As relações entre o chefe de Estado birmanês e a dirigente opositora e prêmio Nobel da Paz têm melhorado cada vez mais no último ano e meio. Elas são consideradas essenciais para as reformas democráticas empreendidas em Mianmar por Thein Sein desde a dissolução da Junta Militar, que governou o país até março de 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação