Mundo

Abbas lança campanha para elevar status da Palestina na ONU

Agência France-Presse
postado em 27/09/2012 15:21

Mahmud Abbas mostra-se

Nova York - O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, lançou nesta quinta-feira (27/9) na Assembleia Geral da ONU uma campanha para elevar o status da Palestina a Estado não-membro das Nações Unidas, mostrando-se "confiante" no apoio internacional a essa demanda.

Abbas, que foi recebido com uma longa ovação, espera que "a Assembleia Geral adote uma resolução considerando o Estado da Palestina como um Estado não-membro das Nações Unidas durante esta sessão", que termina em setembro de 2013.

"Estamos confiantes de que a grande maioria dos países do mundo apoiem nossa iniciativa que busca salvar a possibilidade de uma paz justa", ressaltou.

[SAIBAMAIS] "Não pretendemos deslegitimar um Estado já existente, entenda-se Israel, e sim fazer valer os direitos de um Estado que deve se formar", a Palestina, disse, momentos antes de o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se dirigir à Assembleia Geral da ONU.

Abbas criticou duramente a política de assentamentos de Israel nos territórios palestinos, chamando-as de "racistas" e "catastróficas".

Ele pediu que o Conselho de Segurança da ONU "adote rapidamente uma resolução que assente as bases para uma solução para o conflito israelense-palestino que sirva de referência vinculante e de guia" para um acordo de paz com base em "dois Estados, Israel e Palestina".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação