Mundo

Hollande reconhece "culpa" da França em "tráfico negreiro" e "colonização"

Agência France-Presse
postado em 12/10/2012 16:38
Paris - O presidente francês, François Hollande, fez uma referência nesta sexta-feira à "culpa" da França no processo de colonização da África e no tráfico negreiro, em uma entrevista à Rádio França Internacional e às redes de televisão France-24 e TV5-Monde.

"Não vou pronunciar um discurso para apagar um anterior", explicou o líder às vésperas de uma viagem ao Senegal, abafando a controvertida intervenção de seu predecessor, Nicolas Sarkozy, em 2007 em Dakar.

"Farei um discurso para escrever uma nova página com a África, porque França e África têm relações históricas", disse Hollande, que se dispôs a viajar ao Senegal e depois à República Democrática do Congo para a reunião dos países que utilizam a língua francesa.

"Temos ao mesmo tempo que reconhecer a diferença entre que foi a colonização e o que foi o tráfico negreiro", disse.

Ao referir-se às relações econômicas entre França e alguns países da África, principalmente no setor petroleiro, Hollande advertiu: "podemos ter interesses econômicos, mas não faremos uma diplomacia baseada em nossos interesses".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação