Mundo

Decola o balão com austríaco que pretende bater o recorde de queda livre

Agência France-Presse
postado em 14/10/2012 13:00
Los Angeles - O balão com a cápsula que transporta o paraquedista austríaco Felix Baumgartner, que pretende bater o recorde mundial de queda livre e romper a barreira do som, decolou neste domingo às 9H30 (12H30 de Brasília), no Novo México (sudoeste dos Estados Unidos).

A ascensão do balão até 36.000 metros de altitude - o triplo de um avião comercial - deve durar três horas. Depois, o paraquedista saltará em queda livre. Caso concretize a façanha, Baumgartner entrará para a história, mas o austríaco também está exposto a grandes riscos.

Quando ele chegar aos 36.000 metros de altitude, Felix Baumgartner abrirá a porta da cápsula e se lançará no vazio. Se tudo correr bem, a operação não deverá demorar mais de 20 minutos, inclusive os cinco de queda livre, antes de acionado o paraquedas, a 1.500 metros do chão.

O salto será transmitido ao vivo pelo site na internet da missão, www.redbullstratos.com, que dispõe de mais de 35 câmeras em terra e no ar, algumas delas acopladas ao equipamento super-sofisticado do austríaco.

Baumgartner, de 43 anos, tenta bater três recordes com a façanha: fazer o salto mais alto e mais rápido em queda livre e tornar-se o primeiro ser humano a romper a barreira do som (1.100 km/h) fora de uma aeronave.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação