Mundo

Nave russa Soyuz com três astronautas a bordo se acopla à ISS nesta quinta

Agência France-Presse
postado em 25/10/2012 17:32

Moscou - Um foguete russo Soyuz com três astronautas a bordo, dois russos e um americano, se acoplou com sucesso nesta quinta-feira à Estação Espacial Internacional (ISS), anunciou o Centro Russo de Controle de Voos Espaciais (TSUP), nos arredores de Moscou.

O Soyuz TMA-06M, que transportava os russos Oleg Novitski e Evgueni Tarelkin, além do americano Kevin Ford, se acoplou às 12h29 GMT (09h29 local) à ISS, onde os três astronautas realizarão uma missão de quatro meses, informou o centro, citado pela agência de notícias oficial Itar-Tass.

Os astronautas decolaram na terça-feira (30/10) da base espacial russa de Baikonur, nas estepes do Cazaquistão.

Com sua chegada à ISS, os três homens se somam ao americano Sunitha Williams, ao russo Yuri Malenchenko e ao japonês Akihiko Hohide, que chegaram à estação em julho e devem voltar à Terra em meados de novembro.

[SAIBAMAIS] A Rússia é o único país capaz de levar astronautas para a ISS depois que, em janeiro de 2011, foi aposentado o último ônibus espacial americano.

No entanto, há pouco mais de um ano, viveu uma série de fracassos no setor espacial, que levou à perda de vários satélites e outros aparelhos, especialmente uma nave de carga que devia abastecer a ISS.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação