Mundo

Deputados da oposição rejeitam nova reeleição da presidente argentina

Agência France-Presse
postado em 06/11/2012 18:36

Buenos Aires - Um grupo de deputados da oposição argentinos rejeitaram nesta terça-feira, em um documento, qualquer tentativa de reforma constitucional que permita uma nova reeleição da presidente Cristina Kirchner, como pretende um setor da situação. "Há 107 assinaturas de deputados num documento anti-reeleição", afirmou Ricardo Gil Lavedra, chefe do bloco da União Cívica Radical (social-democrata, segunda força legislativa), ao apresentar o documento à imprensa no Congresso.

A Constituição argentina, reformada em 1994, autoriza a um chefe de Estado a cumprir dois mandatos consecutivos, de quatro anos cada um, mas impede uma segunda reeleição.



A presidente, que sucedeu o marido Néstor Kirchner (2003-2007), falecido em 2010, foi reeleita com 54% dos votos em outubro de 2011 e seu mandato termina em 2015, mas alguns de seus seguidores desejam que ela possa se candidatar de novo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação