Mundo

ONGs pedem em Doha que se repare a injustiça para com os países do Sul

Agência France-Presse
postado em 03/12/2012 14:44
Doha - Os países do Norte têm o dever de reparar os danos causados aos países do Sul pela mudança climática, o que pode constituir "a maior injustiça social de nossa época", afirmaram nesta segunda-feira 40 organizações não-governamentais (ONGs) em uma carta aberta aos ministros que participam da Conferência da ONU sobre o Clima em Doha.

"Os governos devem levar em conta e reparar as perdas e danos permanentes causados pelo impacto da mudança climática", afirmam o Greenpeace, Care International, Climate Action Network, Oxfam e associações da sociedade civil da Bolívia, Uruguai e Islândia, entre outras.



"Os países pobres e as comunidades menos responsáveis pela crise climática também são os mais vulneráveis", acrescenta o texto. "Devido à histórica falta de ação dos países desenvolvidos, nos dirigimos para a maior injustiça social de nossa época", afirma o documento.

Os signatários pedem aos países industrializados que "reduzam imediatamente e de forma drástica suas emissões de gases com efeito estufa (GEI)" e que "ajudem os países vulneráveis a se adaptar às novas realidades".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação