Mundo

Presidente egípcio está disposto a adiar referendo

Agência France-Presse
postado em 07/12/2012 17:32
Cairo - O presidente egípcio, Mohamed Mursi, poderá aceitar adiar o referendo sobre a polêmica nova constituição que divide o país, mas com a condição de que o adiamento não tenha consequências legais, disse nesta sexta-feira (7/12) o vice-presidente Mahmud Meki.


Mursi estaria disposto a adiar o referendo apenas se a oposição se comprometer a não contestar legalmente o adiamento baseando-se em uma lei que obriga os referendos a serem realizados no máximo em duas semanas depois de terem sido formalmente apresentados ao presidente, disse Mekki.

Milhares de manifestantes saíram às ruas do Cairo esta semana para protestar contra o referendo e contra um decreto com o qual o presidente concedeu a si mesmo poderes excepcionais.

Após os enfrentamentos de quarta-feira, que deixaram sete mortos e centenas de feridos, os manifestantes contrários a Mursi voltaram a protestar nesta sexta e cercaram o palácio presidencial, onde o Exército mobilizou tanques.

As manifestações lembram as de fevereiro de 2011, quando uma revolta popular derrubou o regime de Hosni Mubarak.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação