Mundo

Confira os principais acontecimentos no mundo em 2012

Agência France-Presse
postado em 12/12/2012 12:13

Paris - O violento conflito sírio que se arrasta por meses, a reeleição de Barack Obama, a crise na Europa e as negociações entre o governo colombiano e a guerrilha das Farc são alguns dos acontecimentos que marcaram o ano de 2012.

= JANEIRO =

- 13 - ITÁLIA - O cruzeiro "Costa Concordia", com 4.229 pessoas a bordo, naufraga depois de se chocar com uma rocha às margens da Ilha de Giglio (Toscana). O acidente deixou 32 mortos.

= FEVEREIRO =

- 6 - CHINA - Explode o escândalo Bo Xilai, um todo-poderoso dirigente da megalópole de Chongqing (centro) e membro do Comitê Central do Partido Comunista, acusado de corrupção em massa e de estar envolvido em casos criminosos.

- 21 - GRÉCIA/UE - A Grécia obtém uma ajuda europeia de 130 bilhões de euros e quita 107 bilhões de sua dívida pública, o que evita o default e a saída da união monetária. Em contrapartida, Atenas tem de adotar medidas drásticas de austeridade, que causa descontentamento popular.

= MARÇO =


- 4 - RÚSSIA - Vladimir Putin vence a eleição presidencial no primeiro turno (64%). A oposição e observadores denunciam fraudes em massa e realizam protestos que acabam em centenas de detenções.

- 13 - SUÍÇA -
28 pessoas, das quais 22 crianças oriundas da Bélgica, morrem em um acidente de ônibus num túnel do cantão de Valais (sul).

= ABRIL =


- 1 - MIANMAR -
Aung San Suu Kyi, figura histórica da oposição à junta militar que governa o país e Prêmio Nobel da Paz 1991, é eleita deputada.

- 13 - COREIA DO NORTE -
Fracassa a posta em órbita de um satélite de observação. A comunidade internacional considerou o lançamento uma tentativa de teste de lançamento de um míssil com capacidade nuclear.

= MAIO =


- 6 - GRÉCIA -
Os gregos punem o governo e os partidos tradicionais nas eleições legislativas antecipadas por causa das medidas de rigor. O partido neonazista Amanhecer Dourado surge na arena política. Por falta de acordo para formar um governo, são organizadas novas eleições em junho, vencidas pelo partido conservador Nova Democracia (ND). Antonis Samaras é nomeado primeiro-ministro.

- 6 - FRANÇA -
O socialista François Hollande é eleito presidente e marca a volta da esquerda à Presidência francesa depois de 17 anos de ausência.

- 18 - FACEBOOK -
A rede social passa a ser cotada na bolsa com uma valorização de 104 bilhões de dólares. Em outubro, a rede supera um bilhão de usuários.

= JUNHO =

- 2/5 - GRÃ-BRETANHA - A rainha Elizabeth celebra os 60 anos de sua chegada ao trono.

- 19 - WIKILEAKS -
O fundador do site Wikileaks, o australiano Julian Assange, se refugia na embaixada do Equador em Londres, para impedir sua extradição para a Suécia, onde é acusado de violação e agressão sexual.

- 23 - PARAGUAI -
O Senado destitui o presidente Fernando Lugo depois de um julgamento político sumário por "mau desempenho de suas funções" e nomeia em seu lugar o vice Federico Franco. O Mercosul suspende a participação do Paraguai e aceita no bloco a Venezuela, cuja entrada era bloqueada por Assunção.

- 30 - EGITO - Mohamed Mursi, membro da Irmandade Muçulmana, vencedor da primeira eleição presidencial pós-era Mubarak, toma posse como primeiro presidente civil e islamita do Egito.

= JULHO =


- 4 - CIÊNCIAS - A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) anuncia a descoberta de uma nova partícula elementar, o Bóson de Higgs (a chamada Partícula de Deus), cuja existência foi sugerida em 1964 pelo físico britânico Petter Higgs.

- 7 - LÍBIA - Primeiras eleições livres na Líbia para eleger uma Assembleia Nacional depois do fim do regime de Muamar Kadhafi.

- 18 - SÍRIA - Um atentado reivindicado pelo Exército Sírio de Libertação (ESL) mata o cunhado do presidente Bashar al-Assad. Os combates cada vez mais violentos se estendem a Damasco e Aleppo (norte).

- 20 - ESPANHA - Sacudido pelo pânico dos mercados financeiros, o governo espanhol obtém da zona euro um plano de resgate para seus bancos. Os sindicatos protestam contra a austeridade que será reforçada no início de agosto com um corte de 150 bilhões de euros.

- 27 - JOGOS OLÍMPICOS -
Cerimônia de abertura em Londres dos XXX Jogos Olímpicos. Pela primeira vez, todas as delegações incluem mulheres.

= AGOSTO =

- 6 - ESPAÇO - O robô Curiosity pousa em Marte dando início a uma missão de dois anos que marca uma nova era na exploração do Planeta Vermelho.

- 17 - RÚSSIA - Três integrantes do grupo rock Pussy Riot são condenadas a dois anos de prisão por terem cantado, em fevereiro, uma "oração punk" contra o presidente Putin em uma catedral moscovita.

- 24 - NORUEGA -
O extremista norueguês Anders Behring é considerado responsável pelo atentado contra a sede do governo em Oslo e pela matança na ilha de Utoeya, em julho de 2011. Behring é condenado a 21 anos de prisão pelos atentados que causaram a morte de 77 pessoas.

- 25 - LUA -
Morre o astronauta americano Neil Armstrong, que em 20 de julho de 1969 se tornou o primeiro homem a caminhar na Lua.

= SETEMBRO =


- 8/9 - IRAQUE -
Uma série de atentados reivindicada pelo grupo Estado Islâmico no Iraque (ISI) deixa quase 90 mortos e mais de 400 feridos.

- 11 - LÍBIA - Quatro americanos, entre eles o embaixador Chris Stevens, morrem em um ataque de milicianos islamitas contra o consulado dos Estados Unidos na cidade líbia de Benghazi.

- 14 - AFEGANISTÃO -
A coalizão ocidental sofre as maiores perdas materiais desde 2001 no ataque de talibãs contra a base de Camp Bastion (sul), em represália à divulgação de um filme ofensivo ao Islã produzido nos Estados Unidos.

- 21 - AFEGANISTÃO-
Os Estados Unidos anunciam que os 33.000 militares enviados em reforço pelo presidente Barack Obama deixaram o Afeganistão.

= OUTUBRO =

- 9 - PAQUISTÃO - Malala Yousafzai, uma adolescente paquistanesa de 15 anos que atuava em favor da educação para as meninas de seu país, fica gravemente ferida em um ataque efetuado pelos talibãs paquistaneses. O atentado causa comoção mundial.

- 11/12 - NOBEL - O Nobel da Paz é concedido à União Europeia.

- 18 - COLôMBIA/FARC -
O governo e a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) iniciam oficialmente negociações de paz na Noruega.

- 24 - FURACÃO - Sandy, um dos furacões mais devastadores dos últimos anos, atinge vários países do Caribe e o litoral leste dos Estados Unidos, causando a morte de mais de 200 pessoas, 43 delas em Nova York.

= NOVEMBRO =


- 6 - EUA - O presidente democrata Barack Obama é reeleito para um segundo mandato de quatro anos derrotando nas eleições o republicano Mitt Romney.

- 12 - BRASIL -
O STF condena a 10 anos e 10 meses de prisão o ex-ministro e ex-líder do PT José Dirceu, principal acusado no julgamento do Mensalão.

- 9 - EUA/CIA -
Renúncia do diretor da CIA, o general David Petraeus, devido a uma relação adúltera com sua biógrafa. O escândalo também atinge John Allen, comandante das forças aliadas no Afeganistão, que teve comprometida a sua nomeação à frente do comando supremo da Otan fica.

- 14 - GAZA/ISRAEL -
Israel mata o chefe militar do Hamas, Ahmed Jaabari, durante uma operação militar contra a Faixa de Gaza em resposta aos lançamentos de mísseis contra o território israelense. A ofensiva de uma semana, concluída com um cessar-fogo negociado com a mediação do Egito, deixa um registro de 174 palestinos e 6 israelenses mortos.

- 15 - CHINA -
O Partido Comunista Chinês (PCC) renova sua direção durante o 18.o. Congresso. Xi Jinping sucede Hu Jintao à frente do PCC e será o próximo presidente da China.

- 22 - EGITO - O presidente Mursi publica um decreto que amplia seus poderes, desencadeando uma grave crise política e manifestações violentas. Em 8 de dezembro, retira o decreto, mas mantém sua intenção de celebrar um referendo.

- 28 - SÍRIA - Um atentado num subúrbio de Damasco causa a morte de 54 civis, no ataque mais mortífero contra civis. Em mais de 20 meses de conflito, mais de 42.000 pessoas morreram no país.

- 29 - PALESTINA/ONU -
Uma votação histórica na ONU reconhece a Palestina como "Estado observador não membro". Em represália, Israel anuncia a construção de 3.000 casas na Cisjordânia ocupada e em Jerusalém Oriental. Os Estados Unidos e vários países europeus criticam a decisão.

= DEZEMBRO =


- 1; - MÉXICO -
Enrique Peña Nieto asume a Presidência e marca a volta ao poder do Partido Revolucionário Institucional (PRI), que governo o país de 1929 a 2000.

- 9 - VENEZUELA -
O presidente Hugo Chávez anuncia um ressurgimento de seu câncer e designa o vice-presidente Nicolás Maduro como seu eventual sucessor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação