Mundo

Nacionalistas catalães entram em acordo sobre referendo em 2014

Agência France-Presse
postado em 18/12/2012 19:23
Madri - O presidente da região espanhola da Catalunha, o nacionalista Artur Mas, entrou em acordo com a oposição independente do ERC para convocar um referendo de autodeterminação em 2014, informaram ambos os partidos.

Os dois partidos concordaram, contudo, que a consulta pode ser adiada por causas justificadas. "Eles decidiram a data, aceitaram 2014, com um anexo que diz que se houver uma causa de força maior é possível, com o acordo de ambas as partes, adiar" a consulta, explicou Sol.

Contudo, "o único motivo que poderia adiar a convocatoria é que caia uma bomba atômica", disse. Os nacionalistas do CiU (direita) e os independentes do ERC (esquerda) negociavam esta e outras questões desde que as eleições regionais de 25 de novembro deixaram aos primeiros sem maioria suficiente no Parlamento catalão e transformaram os independentes como segunda força política da câmara.



O líder de ERC, Oriol Junqueras, afirmou não querer entrar em um governo de coalizão, mas prometeu seu apoio ao CiU como líder da oposição. "Há um acordo total sobre a consulta e a reunião foi muito bem (...)haverá um acordo que garantirá a força e a estabilidade do governo da Catalunha", declarou aos jornalistas no final do encontro com Mas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação