Mundo

Paquistanesa atacada por talibãs apoia mudança de nome de escola

Agência France-Presse
postado em 21/12/2012 10:54
Peshawar, Paquistão - A jovem ativista paquistanesa Malala Yousafzai concordou com a reversão da decisão de renomear uma escola para meninas em sua homenagem depois que estudantes afirmaram que esta ação poderia colocá-las em perigo, informou uma autoridade nesta sexta-feira (21/12). Cerca de 150 estudantes boicotaram as aulas e rasgaram fotos de Malala na semana passada em protesto contra a mudança de nome da escola Saidu Sharif, afirmando que a ação poderia torná-las alvos de militantes.

Malala foi baleada em seu ônibus escolar no Swat, no noroeste do Paquistão, por talibãs armados por promover a educação de mulheres, mas sobreviveu à tentativa de assassinato e agora se recupera em um hospital da Grã-Bretanha. A autoridade local do governo de Swat, Kamran Rehman, disse à AFP que conversou na segunda-feira por telefone com Malala, cuja história causou comoção em todo o mundo.

"Malala Yousafzai me ligou do hospital de Birmingham e disse que o governo provincial deve reverter para o nome antigo se há temores relacionados à segurança entre as estudantes", disse Rehman. "Malala expressou preocupação com os perigos enfrentados pelas estudantes depois que a escola foi renomeada, afirmando que não gostaria que a vida de ninguém fosse ameaçada".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação