Mundo

Deputado sueco renuncia por escândalo de racismo

Agência France-Presse
postado em 30/12/2012 17:16

Estocolmo - Um deputado sueco, considerado um forte candidato ao posto de líder do partido de extrema direita Democratas da Suécia, anunciou neste domingo que estava deixando o Parlamento e seu partido após um escândalo de racismo.

Erik Almqvist, de 31 anos, era um dos três membros de seu partido flagrados em um vídeo proferindo insultos racistas contra dois homens, e depois pegando em barras de ferro após uma discussão diante de uma lanchonete. Ele chegou a ofender uma mulher pessoalmente. "Não, este não é o seu país, é o meu país", disse também Almqvist.

Erik Almqvist, que era o representante de seu partido para questões econômicas, havia renunciado a esta função em meados de novembro, após a divulgação de trechos do vídeo no site do tabloide sueco Expressen.

O vídeo, de junho de 2010, foi filmado com um telefone celular por Kent Ekeroth, representante deste mesmo partido para questões de justiça. Não foi explicado como o Expressen obteve o vídeo.

Neste domingo, Almqvist anunciou que deixava o partido, renunciando ao seu assento no Parlamento. "Tomar esta decisão foi incrivelmente difícil. Eu reconheço que meu comportamento naquela noite, há dois anos e meio, prejudicou ao meu partido e a mim, como homem político", declarou neste domingo. "Após consultas com meu partido, decidi deixar o meu partido e o Parlamento", afirmou.


Leia mais notícias em Mundo


Já Ekeroth anunciou, após a revelação do vídeo em novembro, que se afastaria temporariamente de seu posto de representante para questões de justiça do partido, mas que se manteria como deputado.

O presidente dos Democratas da Suécia, Jimmie Aakesson, anunciou uma limpeza interna para expulsar elementos racistas e "extremistas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação