Mundo

Fórum de Davos espera a presença de mais de 40 chefes de Estado e governo

Agência France-Presse
postado em 06/01/2013 09:49
Genebra - O próximo Fórum Econômico Mundial de Davos, que será realizado de 23 a 27 de janeiro na Suíça, receberá neste ano cerca de 40 chefes de Estado e de governo, indicou seu presidente, Klaus Schwab, em uma entrevista publicada neste domingo no jornal suíço SonntagsZeitung.

No entanto, China e Estados Unidos não estarão representados em seu mais alto nível por razões de calendário, explicou Schwab, em referência à mudança de governo em Pequim e ao segundo mandato de Barack Obama.

O presidente do fórum reconheceu que provavelmente a chefe do governo alemão, Angela Merkel, não participará do encontro devido às iminentes eleições federais no país.

A lista completa de participantes de Davos será publicada em meados de janeiro.


Schwab também pediu na entrevista mais regulação para as finanças internacionais. "Seguem faltando regras que limitem os motoristas loucos em alta velocidade nas estradas financeiras", disse em referência à crise econômica atual, e advertiu que pode haver "um novo acidente a qualquer momento".

Segundo o presidente do Fórum, as novas regras internacionais dos acordos de Basileia III, que obrigam os bancos a ter mais provisões, são um progresso, "mas não bastam".

"Há muitos setores excluídos, como os fundos especulativos (hedge funds), são necessárias novas regras internacionais", disse.

Klaus Schwab, de 74 anos, fundou o Fórum Econômico Internacional de Davos em 1971 e seu objetivo é estar presente na edição de seu 50; aniversário, em 2021.

Este encontro reúne todos os anos na estação de inverno suíça centenas de líderes políticos e econômicos de todo o mundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação