Mundo

Maioria das cidades japonesas com centrais nucleares apoia sua reativação

Agência France-Presse
postado em 06/01/2013 10:43
Tóquio - A maioria das cidades japonesas com centrais nucleares, desativadas desde o acidente de Fukushima, em março de 2011, são favoráveis a sua reativação em caso de autorização do governo, revela uma pesquisa publicada neste domingo pelo jornal Yomiuri Shimbun.

Quase dois anos após o acidente de Fukushima (220 km a nordeste de Tóquio), 48 dos 50 reatores do arquipélago estão parados devido às exigências das novas medidas de segurança.

A Autoridade Reguladora deve se pronunciar sobre a segurança das instalações nucleares, depois de ter estudado, em alguns casos, os novos dados sobre os riscos sísmicos das regiões envolvidas.

Contrariando a opinião pública, 54% dos prefeitos de 135 cidades que abrigam centrais nucleares ou que se encontram próximas delas afirmam que aprovariam sua reativação.

Apenas 18% dos prefeitos iriam se opor à medida e 28% não se pronunciaram.

O jornal Yomiuri Shimbun ressaltou que as centrais nucleares são, frequentemente, as principais empregadoras locais.

O novo governo conservador, mais favorável à energia nuclear que seu antecessor de centro-esquerda, afirmou que autorizará a reativação dos reatores que a Autoridade Reguladora considerar seguros.

O acidente nuclear de Fukushima foi o pior depois de Chernobyl (Ucrânia), em 1986.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação