Mundo

Palestinos escrevem 'Estado da Palestina' em documentos oficiais

postado em 06/01/2013 17:16

Ramallah - As autoridades palestinas começaram a redigir "Estado da Palestina" nos documentos oficiais, pouco tempo depois de ter seu estatuto na ONU elevado, no fim de novembro, à condição de "Estado observador", noticiou a agência oficial Wafa.

Neste domingo, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, ordenou que começassem os trabalhos para substituir documentos de identidade, carteiras de motorista e selos oficiais para incorporar a inscrição "Estado da Palestina", reportou a Wafa.

Também determinou, na semana passada, que o ministério das Relações Exteriores e as embaixadas no exterior comecem a usar este termo em sua correspondência oficial.

Estas decisões intervêm depois da votação histórica na Assembleia Geral da ONU, que em 29 de novembro de 2012 concedeu aos palestinos o estatuto de "Estado observador" no âmbito das Nações Unida,s deixando no passado o de "entidade" observadora, isto apesar das críticas de Estados Unidos e Israel.

Segundo a Wafa, Abbas fez saber que a modificação dos documentos oficiais permitirá reforçar o Estado palestino "em campo e estabelecer suas instituições (...) e sua soberania em seu território".

O ministério israelense das Relações Exteriores não quis comentar estas evoluções.

Até agora os documentos oficiais emitidos pelo governo de Abbas usavam o selo da Autoridade Palestina, que ele dirige.

Israel criticou a entrada unilateral dos palestinos na ONU, destacando que a criação de um Estado palestino só pode surgir através de negociações com o Estado hebreu.

Para os palestinos, seu estatuto na ONU vai reforçar sua posição nas negociações com Israel e se trata de um complemento para negociações futuras.

Leiam mais notícias em Mundo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação