Mundo

Vietnamita é expulsa por um ano da escola por paródia a Ho Chi Minh

Agência France-Presse
postado em 08/01/2013 12:28
Uma estudante vietnamita de 14 anos foi excluída por um ano de sua escola por ter colocado no Facebook uma paródia de um famoso discurso do herói da independência Ho Chi Minh, segundo os meios de comunicação oficiais, uma decisão que desencadeou diversas críticas na internet.

A "Declaração dos estudantes do liceu Ly Tu Trong", publicada por esta adolescente em meados de dezembro, imita um discurso de 1946 no qual o fundador do Partido Comunista vietnamita convocava à resistência contra os colonizadores franceses. "A todos os alunos! Como nós queremos a paz, fizemos concessões. No entanto, quanto mais concessões fazemos, mais insistem os docentes, porque eles estão decididos a fazer com que fracassemos mais uma vez", disse a jovem em uma mensagem, segundo o jornal oficial Thanh Nien.



Este incidente provocou muitas críticas na internet. Segundo uma pesquisa realizada pelo site VNExpress, 70% dos leitores denunciaram um castigo muito duro. Segundo os meios de comunicação oficiais, seu pai apresnetou uma demanda diante das autoridades locais encarregadas da educação.

Os vietnamitas são educados com muitas histórias do "Tio Ho" desde o jardim de infância, em um país que mantém um culto da personalidade ao redor desta figura da independência, cujo cadáver embalsamado está exposto em um mausoléu aberto ao público na capital.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação