Mundo

Cônsul italiano na Líbia escapa de atentado

Agência France-Presse
postado em 12/01/2013 19:10

Roma - O cônsul da Itália em Benghazi, no leste da Líbia, escapou neste sábado de um atentado, informou a agência italiana Ansa, citando fontes da segurança líbia.

O automóvel do cônsul Guido de Sanctis foi alvo de vários disparos quando ele retornava para sua residência em Benghazi, mas a blindagem do veículo impediu que o diplomata ou qualquer outro funcionário fossem atingidos, destacou a Ansa.

Segundo as primeiras informações, os disparos foram realizados de um outro automóvel.

A Itália é o ex-estado colonial da Líbia e Roma sempre manteve contatos estreitos com o coronel Muammar Kadhafi, apesar de contribuir com os esforços da Otan para derrubar o ditador líbio.

O país é o maior investidor estrangeiro na indústria de energia na Líbia e tem realizado importantes esforços para restabelecer as boas relações com o governo em Trípoli.

De Sanctis, 51 anos, está em Benghazi desde o início da revolta popular contra Kadhafi, em fevereiro de 2011, e deve assumir na próxima semana outra função diplomática, no Qatar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação