Mundo

Incêndio florestal na Austrália ameaça grande observatório espacial

Agência France-Presse
postado em 13/01/2013 11:22
Observatório fica localizado no alto de uma cadeia de montanhas isoladas
Sydney - O grande observatório australiano do espaço, que reúne vários telescópios internacionais, era ameaçado neste domingo (13/1) por incêndios florestais causados por altas temperaturas e pelos raios das tempestades de verão, indicaram os serviços de combate a incêndios de Nova Gales do Sul (RFS).

Os RFS emitiram uma advertência devido a um incêndio que se propaga na direção do Observatório de Siding Spring, localizado no alto de uma cadeia de montanhas isoladas, as Warrumbungle, 500 km a noroeste de Sydney. "Uma dezena de lugares isolados no monte Woorut, entre eles o Observatório de Siding Spring, estão ameaçados", indicaram os RFS. "A polícia retirou as pessoas do lugar. Os bombeiros e os (aviões) canadairs já estão no local", acrescentou.

Leia mais notícias em Mundo

Siding Spring possui 10 telescópios gigantes, utilizados por equipes de cientistas australianos, britânicos, sul-coreanos e americanos. É um dos maiores e mais sofisticados observatórios do mundo.

O último registro dos RFS, neste domingo à tarde, indicava 134 incêndios em curso em toda a Nova Gales do Sul, dos quais 43 fora de controle.

A Austrália é atingida há duas semanas por dezenas de incêndios devastadores, devido às elevadas temperaturas e a fortes ventos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação