Mundo

Rússia denuncia 'obsessão' da oposição síria por derrubar Assad

Agência France-Presse
postado em 23/01/2013 10:15
Moscou - O ministro de Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, denunciou nesta quarta-feira (23/1) "a obsessão da oposição síria" por derrubar o regime do presidente Bashar Al-Assad e assegurou que isso impede uma solução política para o conflito.

Serguei Lavrov considera que os países ocidentais não fazem o suficiente para convencer opositores a dialogar com o poder
"Tudo esbarra com a obsessão dos opositores com a ideia de derrubar o regime de Assad", declarou Lavrov em coletiva de imprensa. "Enquanto esta posição irreconciliável prosseguir, nada de bom acontecerá. Os combates continuarão, as pessoas continuarão morrendo", acrescentou.

O chefe da diplomacia russa considera que os países ocidentais não fazem o suficiente para convencer os opositores a dialogar com o poder. "Alguns países ocidentais e do Oriente Médio celebraram a criação da coalizão [da oposição]. Ao perguntar por que nossos sócios fomentam um enfoque que consiste em renunciar ao diálogo, nos explicaram que o essencial era reunir a oposição antes de convencê-la a ter uma posição mais construtiva", explicou Lavrov.

[SAIBAMAIS]Segundo o chanceler, não houve tentativas de fazer sentar à mesa de negociações as partes em conflito. "Somente nós e nossos sócios chineses, o emissário das Nações Unidas Kofi Annan e seu sucessor Lakhdar Brahimi tentaram fazê-lo", destacou Lavrov.



A Rússia é um dos últimos parceiros do regime sírio. "Nossa prioridade não é conseguir um objetivo geopolítico, como a derrubada do regime de Assad, e sim a estabilização da situação e o rápido fim do derramamento de sangue para salvar a vida de sírios", reforçou o chefe da diplomacia russa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação