Mundo

Ex-ministro do Irã é encontrado com cheque milionário da Venezuela

Serviços de alfândega investigam possibilidade de lavagem de dinheiro

Agência France-Presse
postado em 03/02/2013 18:56
O ex-ministro iraniano das Finanças, Tahmasb Mazaheri, foi encontrado na Alemanha em posse de um cheque do Banco da Venezuela no valor de 300 milhões de bolívares (US$ 70 milhões), noticiou neste domingo o jornal Bild am Sonntag.

Mazaheri, que também chefiou o Banco Central iraniano de 2007 a 2008, foi inspecionado pelos agentes de alfândega do aeroporto de Düsseldorf (oeste) em 21 de janeiro passado, procedente da Turquia, detalhou o periódico.

Segundo a fonte, o cheque milionário do Banco Central da Venezuela foi encontrado em um dos bolsos da bagagem de mão do ex-ministro.

Os serviços de alfândega estão investigando se há um possível crime de lavagem de dinheiro, de acordo com o jornal.

Segundo o Bild am Sonntag, Mazaheri afirmou que o cheque serviria para financiar a construção de 10.000 residências por parte do governo venezuelano.

Em resposta à notícia, o líder da oposição venezuelana, Henrique Capriles, exigiu que o governo venezuelano explique o incidente, em comentário postado em sua conta no microblog Twitter @hcapriles.

"Qual explicação nos dará o governo sobre o ocorrido com este ex-ministro iraniano?", questionou o também governador do estado de Miranda (norte), derrotado nas presidenciais de outubro por Hugo Chávez.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação