Mundo

Bulgária culpa Hezbollah por atentado de julho

Desde o ataque, Israel acusa o Irã de ser o verdadeiro culpado, embora o Hezbollah tenha sido o executor

Agência France-Presse
postado em 05/02/2013 15:58

Sófia - A Bulgária atribuiu nesta terça-feira (5/2) ao movimento xiita libanês Hezbollah a responsabilidade pelo ataque anti-israelense de 18 de julho de 2012, no aeroporto de Burgas (este), que deixou seis mortos e 30 feridos.

"Há informações sobre o financiamento e a afiliação ao Hezbollah de duas pessoas, incluindo o homem-bomba", indicou o ministro do Interior, Tsvetan Tsvetanov, à imprensa.

Estas pessoas "tinham passaportes da Austrália e do Canadá" e "viveram no Líbano entre 2006 e 2010", acrescentou. O primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, afirmou que seu país está disposto a cooperar com as investigações da justiça búlgara.



"O atentado de Burgas foi realizado em território europeu contra um país membro da União Europeia", declarou, por sua parte, o primeiro-ministro isralense Benjamin Netanyahu. "Esperamos que os europeus tirem as conclusões necessárias sobre a verdadeira índole do Hezbollah", acrescentou. Após a acusação da Bulgária, a Casa Branca pediu à Europa que aja contra a crescente ameaça do Hezbollah.

[SAIBAMAIS]John Brennan, o principal assessor da Casa Branca em termos de terrorismo e a quem o presidente Barack Obama indicou para presidir a CIA durante seu segundo mandato, pediu aos países europeus que desenvolvam uma "ação pró-ativa" para desmantelar as redes de infraestrutura, financiamento e operação do movimento libanês xiita Hezbollah.

Brennan disse que o ataque mostrou que o Hezbollah é "um grupo terrorista que está disposto a atacar indiscriminadamente homens, mulheres e crianças inocentes, e que isto significa uma ameaça real e crescente, não apenas na Europa, como no resto do mundo". O assessor de Obama felicitou a Bulgária pelo que classificou como uma ampla e profissional investigação sobre o atentado.

No atentado de 18 de julho no aeroporto de Burgas, às margens do Mar Negro, morreram cinco turistas israelenses, o motorista búlgaro do ônibus em que todos se encontravam e o homem-bomba. Desde o ataque, Israel acusa o Irã de ser o verdadeiro culpado, embora o Hezbollah tenha sido o executor. Teerã nega as acusações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação