Mundo

Coreia do Norte adverte para ações mais fortes depois de teste nuclear

Agência France-Presse
postado em 12/02/2013 09:52
Seul - A Coreia do Norte alertou nesta terça-feira que o teste nuclear executado durante a manhã é apenas "uma primeira etapa" e advertiu para ações "mais fortes", caso sanções contra o país sejam adotadas.

"O último teste nuclear é apenas a primeira ação, que executamos da maneira mais contida possível", afirma o ministério norte-coreano da Defesa em um comunicado publicado pela agência oficial KCNA.

"Se os Estados Unidos complicarem a situação com sua persistente hostilidade, não teremos outra opção a não ser executar uma segunda ou terceira ação", completou a nota, que não revela a natureza das ações.

Leia mais notícias em Mundo


Pyongyang executou nesta terça-feira o terceiro teste nuclear, com uma potência superior aos anteriores e com um artefato "miniaturizado", segundo o anúncio do fechado regime comunista, um desafio condenado pela comunidade internacional.

O Conselho de Segurança se reunirá em caráter de urgência em Nova York para estudar novas sanções ou reações ao teste.

O programa nuclear norte-coreano e o balístico já provocaram várias sanções, tanto multilaterais, impostas pela ONU, como unilaterais, decididas pelos países de forma individual.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação