Mundo

Brasil critica teste nuclear da Coreia do Norte

Governo brasileiro pede que Coreia do Norte cumpra com resoluções do Conselho de Segurança

Agência France-Presse
postado em 12/02/2013 12:48
Brasília - O governo brasileiro se declarou preocupado com o teste nuclear realizado nesta terça-feia (12/2) pela Coreia do Norte e pediu ao país que cumpra com as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

[SAIBAMAIS] "O governo brasileiro soube com preocupação do novo teste nuclear conduzido pela República Popular Democrática da Coreia", afirma o comunicado divulgado pelo Itamaraty.

Brasil pediu ainda que a Coreia do Norte cumpra "plenamente com as resoluções do Conselho de Segurança e contribua ativamente para criar as condições necessárias para que sejam retomadas as negociações de paz e segurança na Península da Coreia".

A Coreia do Norte executou nesta terça-feira seu terceiro e mais potente teste nuclear, utilizando um artefato "miniaturizado", em um gesto que provocou reações imediatas de condenação de grande parte da

O Conselho de Segurança da ONU convocou uma reunião de emergência para as 14H00 GMT (12H00 de Brasília) em Nova York. Em Viena, a Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares afirmou que a explosão constituiu uma "clara ameaça à paz e à segurança".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação