Mundo

Nicos Anastasiadis é eleito presidente do Chipre

Agência France-Presse
postado em 24/02/2013 15:04
Nicósia - O candidato da direita Nicos Anastasiadis foi eleito presidente do Chipre com 57,5% dos votos neste domingo (24/2) em segundo turno, de acordo com o resultado oficial, e terá como missão concluir um plano de resgate europeu crucial para a ilha, que está perto da falência.

Advogado pró-europeu, de 66 anos e veterano da vida política cipriota, Anastasiadis enfrentou Stavros Malas, um independente apoiado pelo partido comunista Akel, do atual presidente Dimitris Christofias. Malas admitiu a derrota.

"Felicito publicamente Anastasiadis. Agora precisamos de unidade, mas criticaremos severamente tudo o que possa ir contra os interesses do povo ou do país", declarou.

Leia mais notícias em Mundo
O presidente Dimitris Christofias ligou para Anastasiadis para felicitá-lo para a vitória.

O Chipre solicitou em junho uma ajuda financeira À União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.

Anastasiadis disse estar disposto a adotar medidas radicais para obter a confiança dos organismos que concederão fundos internacionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação