Mundo

Cardeal britânico suspeito de conduta inapropriada pelo Vaticano renuncia

Keith O'Brien, chefe da Igreja Católica da Escócia, não vai participar do conclave que escolherá o próximo papa

Agência France-Presse
postado em 25/02/2013 10:09
Londres - O cardeal Keith O;Brien, chefe da Igreja Católica da Escócia, acusado de "conduta inapropriada" há 33 anos, apresentou renúncia e por isso não participará do conclave que escolherá o próximo papa, anunciou nesta segunda-feira (25/2) um comunicado.

"O Santo Padre, o papa Bento XVI, aceitou em 18 de fevereiro a renúncia de sua eminência o Cardeal O;Brien do governo da Arquidiocese de Saint Andrews e Edimburgo", afirma um comunicado da Igreja Católica da Escócia. Em novembro passado, Keith O;Brien havia anunciado que iria renunciar em março de 2013, ao completar 75 anos.



[SAIBAMAIS]No entanto, "o Santo Padre decidiu que minha renúncia se torne efetiva hoje, 25 de fevereiro de 2013", declarou o cardeal em um comunicado. "Levando em conta meus anos de ministério, agradeço a Deus por todo o bem que pude fazer. Por meus fracassos, peço perdão a todos os que ofendi", disse ele. O cardeal de 74 anos é acusado por três padres e por um ex-religioso de "conduta inapropriada", segundo o jornal britânico The Observer.

O;Brien nega as acusações, que foram transmitidas a Roma uma semana antes da renúncia de Bento XVI, no dia 11 de fevereiro. "Não viajarei ao Conclave", disse o cardeal. "Não desejo que os meios de comunicação concentrem em minha pessoa em Roma, e sim no papa Bento XVI e em seu sucessor", acrescentou

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação