Mundo

Bento XVI se encontra com cardeais no último dia como chefe da Igreja

Ontem, ele entrou na Praça de São Pedro para presidir uma audiência histórica diante de milhares de fiéis e personalidades de todos os continentes

postado em 28/02/2013 07:11
Ontem, ele entrou na Praça de São Pedro para presidir uma audiência histórica diante de milhares de fiéis e personalidades de todos os continentes

O papa Bento XVI se encontrou, nesta manhã de quinta-feira (28/2) com cardeais no Vaticano, no último dia como chefe da Igreja. No texto de despedida, ele agradeceu a Deus por ter feito a Igreja crescer na comunhão, de modo que o colégio de cardeais permanece unido hoje. Às 17h (13h de Brasília), ele deixará o Vaticano e voará em um helicóptero para a casa de verão da Santa Sé, uma viagem de cerca de 15 minutos. Lá, aparecerá na janela para saudar a população local, no que deve ser sua última aparição em público.

[SAIBAMAIS]Bento XVI ofereceu ao futuro papa uma "incondicional reverência e obediência". "Que o Colégio dos Cardeais seja como uma orquestra", afirmou o Papa após ressaltar que a diversidade deve conduzir à harmonia, em referência à eleição de seu sucessor. Ele também pediu aos cardeais que cuidem dos próximos passos da sucessão papal.

Relembrou o ao dizer que pôde ver que a Igreja vive. "A Igreja acorda nas almas. A Igreja vive, cresce nas almas. (...) Cristo continua caminhando, através dos tempos, em todos os lugares", disse. Em seguida, ele recebeu os cumprimentos e agradecimentos dos cerca de 100 cardeais. Todos beijaram as mãos de Bento XVI, e alguns entregaram presentes e tiraram fotos.



Limpeza após despedida

No início da manhã deste último dia de Bento XVI à frente da Igreja Católica, funcionários do Vaticano retiraram os alambrados e as cadeiras utilizadas durante a audiência pública de despedida do papa, na manhã de ontem. O espaço ficará livre para acolher os milhares de peregrinos esperados nos próximos dias, principalmente a partir do início do conclave.

. Mas a expectativa é que da Praça de São Pedro ao menos seja possível ver subindo o helicóptero que o levará para a nova residência, na cidade de Castel Gandolfo, a 30km ao sul de Roma. Às cinco da tarde os sinos de Roma anunciarão, todos ao mesmo tempo, que Bento XVI está abandonando o Vaticano. Às 19h GMT (16h de Brasília) sua renúncia se tornará efetiva.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação