Mundo

Juiz mexicano decreta prisão formal de líder sindical por crime organizado

Elba Esther Gordillo desviou, segundo a acusação, quase 200 milhões de dólares do sindicato para uso pessoal

Agência France-Presse
postado em 05/03/2013 07:12
México- Um juiz mexicano decretou o auto formal de prisão contra Elba Esther Gordillo, a poderosa líder do sindicato de professores do México, detida na terça-feira (26/2) da semana passada por operações com recursos de procedência ilícita e crime organizado.

A decisão do juiz Alejandro Caballero foi tomada "em virtude de que os elementos avaliados são suficientes (...) para acreditar que de 2009 a 2012 Gordillo transferiu dinheiro de diversas contas bancárias em nome do Sindicato Nacional de Trabalhadores da Educação a contas próprias", afirma um comunicado do Conselho da Judicatura.



Gordillo foi detida ao lado de Isaías Gallardo Chávez, José Manuel Díaz Flores e Nora Guadalupe Ugarte Ramírez, que também tiveram as prisões decretadas pelos mesmos crimes. Os advogados de Gordillo alegam inocência da cliente e afirmam que a acusação contra ela não se sustenta.

Gordillo, de 68 anos, foi detida no aeroporto da cidade de Toluca e está, desde sexta-feira, em um centro penal da zona sul da Cidade do México. Considerada a mulher mais poderosa do México, "La Maestra" desviou, segundo a acusação, quase 200 milhões de dólares do sindicato para uso pessoal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação