Mundo

Estado permite professores levarem armas para as escolas na Dakota do Sul

Esse é o primeiro estado norte-americano a liberar o porte nas escolas públicas com intuito de proteger os alunos

Agência France-Presse
postado em 08/03/2013 19:15
Chicago - A Dakota do Sul, no norte dos Estados Unidos, se tornou o primeiro estado americano a permitir que os professores de escolas públicas levem armas para proteger os alunos, graças a uma lei promulgada esta sexta-feira pelo governador Dennis Daugaard.

Esta medida servirá a professores e funcionários de escolas estaduais, que deverão se submeter a uma formação similar à das forças de ordem para poder portar armas.

A lei foi aprovada em um momento em que os Estados Unidos estão mergulhados em uma tentativa de debate sobre o porte de armas, depois que 26 pessoas morreram, 20 delas crianças, em um ataque a tiros em 14 de dezembro de 2012 em uma escola de Newtown, em Connecticut (nordeste).



A Associação Nacional do Rifle (NRA, na sigla em inglês), o poderoso lobby das armas americanas, defende precisamente que as escolas tenham seguranças armados, uma medida que vários centros do Texas (sul) e de Ohio (norte) já adotaram.

"Nos distritos escolares rurais (que abundam na Dakota do Sul), a polícia está muitas vezes a muitos quilômetros das escolas e nestas regiões, os centros talvez queiram este tipo de sentinelas" armados, explicou à AFP um porta-voz de Daugaard.

O presidente americano, Barack Obama, transformou em uma de suas prioridades para o segundo mandato obter um controle maior no porte de armas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação