Mundo

Partido Trabalhista vence eleições legislativas em Malta

Liderado por Joseph Muscat, partido superou o Partido Nacionalista (PN), do primeiro-ministro Lawrence Gonzi

Agência France-Presse
postado em 10/03/2013 11:57
Valetta - O opositor Partido Trabalhista, liderado por Joseph Muscat, venceu as eleições legislativas realizadas no sábado em Malta, superando amplamente o Partido Nacionalista (PN) do primeiro-ministro em fim de mandato Lawrence Gonzi, indicaram neste domingo os dois líderes.

O Partido Trabalhista obteve, segundo as projeções a partir dos primeiros resultados, 55% dos votos, o que significa uma "vitória esmagadora", indicou Muscat.

Gonzi, por sua vez, reconheceu a derrota de seu partido logo que foram divulgadas as primeiras projeções.

Leia mais notícias em Mundo


O Partido Trabalhista pode obter uma maioria de até 9 assentos no Parlamento, que conta com 65 deputados, segundo cálculos provisórios.

Os trabalhistas contarão, assim, com uma das maiorias parlamentares mais importantes desde a independência desta pequena ilha mediterrânea, em 1964.

Em suas primeiras e breves declarações posteriores ao resultado, Muscat, de 39 anos, ex-jornalista e ex-deputado europeu, afirmou que não esperava uma vitória tão esmagadora e pediu aos seus partidários que festejem com calma.

Segundo os primeiros resultados provisórios, o Partido Trabalhista obteve 55% dos votos, contra 43% para o Partido Nacional e 2% para os ecologistas da Alternativa Democrática.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação