Mundo

Hackers publicam 'dados particulares' de Michelle Obama e de outros famosos

A investigação inclui arquivos que supostamente incluíam informações pessoais do vice-presidente, Joe Biden, do chefe do FBI, Robert Mueller, da ex-secretária de Estado Hillary Clinton e de famosos como Beyoncé e Jay-Z

Agência France-Presse
postado em 12/03/2013 13:28
A investigação inclui arquivos que supostamente incluíam informações pessoais do vice-presidente, Joe Biden, do chefe do FBI, Robert Mueller, da ex-secretária de Estado Hillary Clinton e de famosos como Beyoncé e Jay-Z

Washington
- O Serviço Secreto dos Estados Unidos iniciou uma investigação nesta terça-feira depois que hackers disseram ter divulgado on-line dados pessoais e informações de celebridades, incluindo da primeira-dama Michelle Obama, disse um porta-voz.

A investigação inclui arquivos que supostamente incluíam informações pessoais do vice-presidente, Joe Biden, do chefe do FBI, Robert Mueller, da ex-secretária de Estado Hillary Clinton e de famosos como Beyoncé e Jay-Z.



"Estamos investigando, mas não vamos comentar nada, pois há uma investigação em andamento", disse o porta-voz do Serviço Secreto, Max Milien.

O site investigado, reportado primeiro pelo TMZ, publicou o que pareciam ser relatórios das principais agências de classificação de crédito junto com informações financeiras pessoais e números da previdência social.

O procurador-geral dos Estados Unidos, Eric Holder, e celebridades como Britney Spears, Mel Gibson e Ashton Kutcher também estavam entre os afetados. A Casa Branca negou-se a responder às perguntas sobre o relatório.

A porta-voz do FBI, Jennifer Shearer, disse que a agência estava investigando o assunto, mas se negou a dar maiores detalhes e a confirmar as identidades das vítimas.

Os documentos de crédito apresentam dados de gastos com cartões de crédito, de empréstimos hipotecários e de outras atividades financeiras, e são provenientes de importantes empresas de classificação de crédito: Experian, TransUnion, Equifax e CreditKarma.

As empresas de análise de antecedentes financeiros de indivíduos que solicitam empréstimos e cartões de crédito têm fácil acesso ao histórico de crédito de uma pessoa. As pessoas também podem obter seu histórico de crédito on-line.

A Equifax indicou que quatro de seus arquivos podiam ser acessados por meio de um serviço de dados de crédito on-line que usa a "informação pessoalmente identificável" (PII, sigla em inglês) que os próprios donos dos registros utilizam para ter acesso aos seus dados.

"Nossa investigação inicial mostra que aqueles que violaram os dados tinham o PII dos indivíduos cujos expedientes foram consultados e, portanto, puderam seguir as medidas de autenticação necessárias", indicou a empresa.

Os hackers divulgaram dados de crédito da Equifax sobre Holder, Arnold Schwarzenegger e Jay-Z.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação