Mundo

Carne de porco é encontrada em produtos anunciados como halal na Noruega

Após o escândalo da carne de cavalo em produtos apresentados como se fossem carne bovina, a agência de controle alimentar norueguesa detectou porco em proporção de 5% a 30%

Agência France-Presse
postado em 15/03/2013 10:26
A agência norueguesa de controle alimentar (Mattilsyn) processará um produtor de carne industrial depois da descoberta de importantes quantidades de carne de porco em produtos anunciados como halal. Durante exames realizados após o escândalo da carne de cavalo encontrada em produtos apresentados como se fossem carne bovina, a Mattilsyn informou ter encontrado porco em uma proporção de 5% a 30%, distribuída aos vendedores de kebab.

[SAIBAMAIS]"Nós vamos processar o produtor, o grupo norueguês Kuraas", afirmou Catherine Signe Svindland, assessora da Mattilsyn. "Um produto halal não deveria ter absolutamente nada de porco. Quando encontramos tais quantidades de porco em um produto assim, não acreditamos que seja um acidente, e sim uma fraude", explicou Svindland.

O grupo acusado desmentiu qualquer fraude e retirou da venda os lotes envolvidos. A agência de controle destacou ainda ter encontrado mais de 60% de carne de porco na carne para pizza apresentada como bovina por outro grupo norueguês.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação