Mundo

Maduro adota discurso repleto de religiosidade por voto chavista

Segundo analistas, Maduro busca com constantes menções a Deus - e a Chávez, a quem quer divinizar - reforçar os laços com o chavismo e assegurar que o voto seja percebido como um ato emocional, e não racional

Agência France-Presse
postado em 26/03/2013 15:44
Caracas - O presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, tem impregnado seu discurso com referências religiosas para reforçar a mitificação da imagem do falecido presidente Hugo Chávez e, com isso, conquistar o voto chavistas para as eleições de 14 de abril como se fosse um "ato de fé", segundo os analistas.

Maduro, que se autoproclamou "apóstolo de Chávez" e chegou a encerrar alguns discursos com um ou outro "amém", repete constantemente que o falecido presidente - a quem elevou à categoria de "redentor dos pobres" - deixou para ele o caminho preparado para continuar com sua missão.



"Grandes forças internas nos movem no âmbito espiritual. Nós acreditamos cada vez mais nos valores de Cristo, em seu legado", declarou Maduro - até agora identificado principalmente como seguidor do guru indiano Sai Baba - em um comício na semana passada.

"Que Deus abençoe este povo lindo da Venezuela, que Deus abençoe este rumo lindo do socialismo cristão que temos na Venezuela. Invoquemos Deus sempre, inclusive vocês camaradas do Partido Comunista", disse ainda.

Segundo analistas, Maduro busca com constantes menções a Deus - e a Chávez, a quem quer divinizar - reforçar os laços com o chavismo e assegurar que o voto seja percebido como um ato emocional, e não racional.

"O discurso religioso de Maduro obedece à necessidade de definir conexões emotivas que, juntas com o sentimento de luto, possam garantir a ele o voto emocional do chavismo e evitar um voto racional, que possa questionar sua experiência ou suas propostas", explicou à AFP o especialista em Comunicação Política Gabriel Reyes.

Para Reyes, professor da Universidade Católica Andrés Bello, Maduro "tem necessidade de manter o miticismo em torno do voto para que o eleitor vote nele como em um ato de fé".

O presidente interino disse que, em 14 de abril, quando enfrentará nas urnas o líder opositor Henrique Capriles - que perdeu em outubro para Chávez por 11 pontos -, será um "domingo de ressurreição, um domingo da vitória popular, um domingo de Cristo Redentor dos pobres".

Também insiste em associar Chávez a Cristo por "seu desapego e por sua entrega aos pobres".

Tantas referências religiosas levaram o escritor Alberto Barrera a criticar, em sua coluna semanal na imprensa, o fato de o país se assemelhar mais a igreja do que a um Estado.

"Qualquer mínima dúvida sobre a divindade de Chávez agora é considerada, de maneira instantânea, uma ofensa, um sacrilégio", escreveu Barrera, coautor de uma biografia do presidente falecido.

Sobre essa ideia de Chávez elevado à divindade, o cardeal venezuelano Jorge Urosa Sabino comentou que "não se pode igualar Jesus Cristo a nenhum herói ou líder humano ou a nenhum governante".

"Não podemos igualar a esfera sobrenatural e religiosa à natural, terrena e sócio-política", destacou em sua homilia de domingo, conforme informado pela imprensa local.

O próprio Capriles comentou que as eleições de abril se transformaram em uma "luta espiritual" do bem contra o mal.

Capriles também acusa Maduro de "se esconder" atrás da imagem de Chávez e pediu ao presidente interino que deixe o presidente falecido "descansar em paz".

Mas Maduro, que sempre procura falar com uma imagem de Chávez às suas costas, afirmou que não dará esse prazer ao opositor e que lamenta não poder citar seu mentor "um milhão de vezes".

Esta devoção a Chávez, escreveu Barrera, se dá porque o governo "precisa desesperadamente sacralizá-lo". "Porque se não existe um deus, também não existe uma igreja. E as igrejas sem deus sempre fracassam. E os sacerdotes sem deus não têm êxito. Não têm fieis. Não ganham eleições", concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação