Mundo

Melhora estado de saúde de Nelson Mandela

O ex-presidente sul-africano está hospitalizado desde o dia 27/3

Agência France-Presse
postado em 31/03/2013 15:39
Joanesburgo - O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado desde quarta-feira devido a uma infecção pulmonar, descansou neste domingo (31/3) e seu estado de saúde continua a melhorar, anunciou a Presidência. "A Presidência foi informada pelos médicos que o ex-presidente Nelson Mandela passou o dia em repouso e continua a receber tratamento. (...) Eles indicaram uma nova melhora em seu estado de saúde", indicou em um comunicado.

Seu porta-voz Mac Maharaj --único habilitado a se comunicar sobre o estado de saúde do mais ilustre paciente do país-- havia explicado antes à AFP que não queria incomodar a equipe médica, e que apenas divulgaria comunicados quando fosse permitido.

[SAIBAMAIS]A Presidência havia explicado no sábado que Mandela, hospitalizado desde quarta-feira à noite devido a uma infecção pulmonar, tinha sido tratado de um derrame pleural provocado por uma pneumonia por meio de uma drenagem, e que respirava sem problema.

O governo sul-africano manifestou sua satisfação neste domingo pelo fato de o primeiro presidente negro do país receber "os melhores cuidados médicos (...) para que sua recuperação seja possível".

No comunicado, o presidente Jacob Zuma também agradeceu "aos milhares de sul-africanos" que rezaram pelo herói da luta contra o apartheid durante a Páscoa.

Leia mais notícias em Mundo


Neste domingo de Páscoa, os fiéis rezaram por Madiba (o nome do clã de Mandela, que se tornou um apelido carinhoso) nas igrejas sul-africanas.

A presidência não indicou quando Nelson Mandela pode sair do hospital, e também não quis revelar o nome do local onde o ex-presidente encontra-se hospitalizado.

É muito provável que esteja em Johannesburgo, onde reside quando não está em Qunu (sul), povoado onde passou sua infância, ou em Pretoria, a 60 km, onde foi internado nas últimas duas vezes em que esteve no hospital.

Nelson Mandela já esteve hospitalizado em janeiro de 2011 e em dezembro de 2012 devido a infecções respiratórias, provavelmente relacionadas com as sequelas de uma tuberculose contraída na ilha prisão de Robben Island, onde passou 18 de seus 27 anos de detenção por lutar contra o regime de segregação racial do apartheid.

Em 1990 foi libertado e em 1993 recebeu o prêmio Nobel da Paz por seu papel nas negociações para instaurar uma democracia multirracial na África do Sul, junto ao último presidente do regime do apartheid, Frederik de Klerk.

Entre 1994 e 1999, Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul.

Devido aos seus problemas de saúde, não é visto em público desde a final da Copa do Mundo, disputada em julho de 2010 em Johannesburgo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação