Mundo

Humorista egípcio é alvo de novas acusações

Basem Yussef é acusado de ter insultado o presidente Mohamed Mursi e o Islã em outras ocasiões

Agência France-Presse
postado em 02/04/2013 10:45
Cairo - A promotoria egípcia decidiu examinar as acusações por ameaça à segurança pública apresentadas contra o conhecido humorista local Basem Yussef, já acusado de ter insultado o presidente Mohamed Mursi e o Islã em outras ocasiões.

"Tenho a impressão de que querem nos esgotar física, emocional e financeiramente", afirmou o humorista pelo Twitter.

Yussef é conhecido por criticar o poder, a quem acusa de querer amordaçar a liberdade de expressão e intimidar os adversários. Ele ficou preso durante cinco horas no domingo passado e teve de pagar uma fiança de 2.180 dólares.



As acusações de ofensa ao Islã também pesam contra a rede CBC Television, que transmite semanalmente seu programa Al Bernameg, muito popular e inspirado no americano "The Daily Show", de Jon Stewart.

O aumento do número de processos contra jornalistas semeia dúvidas a respeito da liberdade de expressão no país, uma reivindicação-chave da revolta popular que provocou a queda do ex-presidente Hosni Mubarak em 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação