Mundo

Papa Francisco conquista católicos dos EUA

No total, 57% dos entrevistados manifestaram uma opinião favorável ao Papa Francisco, enquanto 29% se disseram incapazes de qualificar o pontífice nascido na Argentina

Agência France-Presse
postado em 03/04/2013 18:47
Washington (EUA) - O Papa Francisco, recém entronizado no Vaticano, têm a aprovação de 84% dos católicos dos Estados Unidos, revela pesquisa divulgada nesta quarta-feira (3/4) pelo Centro de Pesquisa Pew. "Francisco é visto muito mais favoravelmente pelos católicos dos Estados Unidos do que o Papa Bento XVI durante seus primeiros dias de pontificado", informou o Foro Pew sobre Religião e Vida Pública.

[SAIBAMAIS]A pesquisa consultou 193 católicos entre 1.001 adultos americanos contactados por telefone entre 28 e 31 de março, logo após a eleição do novo Papa. No total, 57% dos entrevistados manifestaram uma opinião favorável ao Papa Francisco, enquanto 29% se disseram incapazes de qualificar o pontífice nascido na Argentina. Apenas 14% manifestaram opinião desfavorável.

Três meses após o início de seu papado, em abril de 2005, Bento XVI tinha a aprovação de 67% dos católicos nos Estados Unidos. Já seu predecessor, o Papa João Paulo II, contava com a simpatia de 90% dos católicos americanos. Quase um a cada quatro americanos se identifica como católico romano, o que faz dos Estados Unidos o mais católico dos países industrializados. A pesquisa tem margemn de erro de 3,7 pontos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação