Mundo

República Tcheca se desfaz de seu estoque de urânio

Este urânio foi transportado à Rússia e será empobrecido para ser utilizado como combustível nas centrais nucleares

Agência France-Presse
postado em 05/04/2013 15:08
Washington - O governo da República Tcheca enviou à Rússia 68 quilos de urânio altamente enriquecido no âmbito da luta contra a proliferação nuclear defendida pelo presidente americano Barack Obama, anunciou nesta sexta-feira (5/4) a Casa Branca.

"Estamos em condições de anunciar hoje que os Estados Unidos, em cooperação com nossos sócios internacionais, retiraram 68 quilos de urânio altamente enriquecido, material suficiente para duas bombas nucleares, da República Tcheca", disse a porta-voz do Conselho de Segurança nacional americano, Caitlin Hayden.



Este urânio foi transportado à Rússia e será empobrecido para ser utilizado como combustível nas centrais nucleares. A República Tcheca se converte "no décimo país do qual foi retirado todo o urânio altamente enriquecido desde que o presidente Obama anunciou o lançamento de uma operação internacional para controlar todos os materiais nucleares no mundo".

A luta contra a proliferação nuclear é um dos grandes projetos do presidente americano. Durante uma cúpula realizada em abril de 2010 em Washington, Obama anunciou que seu objetivo era colocar sob controle as reservas de urânio e plutônio mundiais em um prazo de quatro anos para evitar que caíssem nas mãos de grupos extremistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação