Mundo

Irã inaugura duas minas e novo complexo de produção de urânio

As duas minas têm uma capacidade de produção anual de 60 toneladas de concentrado de urânio

Agência France-Presse
postado em 09/04/2013 06:55
Teerã - O Irã inaugurou nesta terça-feira (9/4) duas minas que fornecerão urânio a um novo complexo de processamento do minério na província de Yazd, região central do país, em um novo passo do polêmico programa nuclear de Teerã.

As duas minas ficam em Sagand, a 100 km do novo complexo construído em Ardakan, com uma capacidade de produção anual de 60 toneladas de concentrado de urânio, segundo a televisão estatal, que exigiu imagens das novas instalações.


O material é transformado depois em minério de urânio, destinado a produzir gás UF6, que mais tarde é processado em centrífugas para enriquecer o urânio. O Irã anunciou há uma década a descoberta das minas de Sagand, mas segundo especialistas o minério de ambas é de péssima qualidade.

"No passado, dependíamos do exterior para receber material, mas graças a Deus inauguramos uma mina depois da outra. Agora controlamos a cadeia completa de produção de energia nuclear", declarou o presidente Mahmud Ahmadinejad em um discurso exibido ao vivo pela televisão. Nos anos 70, o Irã, então governado pelo xá, comprou 600 toneladas de concentrado de urânio ("yellow cake") da África do Sul.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação