Mundo

Mineradora brasileira Vale busca comprador para negócios na Argentina

O representante legal da Vale na Argentina, Adolfo Duragnona, disse que a mineradora brasileira "está buscando um comprador" para seus negócios no país platino e "pretende vender todos os ativos e manter-se em conformidade com o Código de Mineração [do país]"

postado em 09/04/2013 18:27

O representante legal da Vale na Argentina, Adolfo Duragnona, disse nesta terça-feira (9/4) que a mineradora brasileira ;está buscando um comprador; para seus negócios no país platino e ;pretende vender todos os ativos e manter-se em conformidade com o Código de Mineração [do país];. As dívidas que a Vale tem com as prestadoras de serviços ;estão sendo canceladas normalmente;. As declarações foram dadas durante uma audiência no Senado argentino para debater a saída da empresa de um projeto de exploração de potássio na Argentina.

A Vale mantinha o projeto Rio Colorado para produção de potássio, na província de Mendoza, orçado inicialmente em aproximadamente US$ 6 bilhões. O potássio é usado na fabricação de fertilizantes. No dia 11 de março, a mineradora brasileira anunciou a suspensão do projeto, que empregou cerca de 6 mil trabalhadores em cinco províncias, segundo dados do governo argentina, sendo que 400 são contratados diretamente pela Vale e os demais em empresas terceirizadas.

Duragnona, explicou que a mineradora deixa a Argentina porque os investimentos em ;obras adicionais; que as províncias exigiam ;duplicaram de 6 bilhões para 12 bilhões de dólares;. Ele assegurou que a companhia ;cumprirá a lei e que pagará as indenizações correspondentes;, embora apenas para os 400 trabalhadores vinculados diretamente à Vale.


Em meio ao debate, o ministro do Trabalho, Carlos Tomada, anunciou que o governo estenderá em 30 dias o prazo de conciliação obrigatória, que venceria originalmente no dia 18 de abril, para os 3 mil trabalhadores afetados pela decisão da Vale. ;O ministério tem instruções da presidenta [Cristina Kirchner] para pôr em marcha um procedimento preventivo de crise;, disse Tomada ao falar perante a Comissão de Mineração do Senado.

Durante a audiência, além de Tomada, também falaram o secretário de Mineração, Jorge Mayoral, o governador de Mendoza, Francisco Pérez, e representantes de empresas prestadoras de serviços. Pérez detalhou as últimas ações da Vale e disse que elas ;não foram claras; e que ;foi surpreendente; a decisão da empresa em abandonar o projeto.

O secretário de Mineração, Jorge Mayoral, acusou a Vale de encobrir suas obrigações e de fornecer dados "errôneos" e considerou que o principal motivo da empresa para decidir se retirar da Argentina é "um problema com a economia global" e não de aumento de custo local. ;Temos um problema aqui da Vale cumprir com a legislação argentina;, disse Mayoral.

Mayoral disse que a Vale ;perdeu muito dinheiro com seu principal produto que é o ferro nos últimos meses e estão tratando de reestruturar negócios em todo o mundo e, ao mesmo tempo, está vendo como fazem para desfazer investimentos na Argentina. A Vale se foi da Noruega, da França, da Colômbia e do Canadá e de quatro estados do Brasil;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação