Mundo

Exemplar do primeiro livro impresso nos Estados Unidos será leiloado

Trata-se de uma nova tradução da versão em hebreu de "O livro dos salmos". Não se leiloa nenhum exemplar desse livro desde 1947

Agência France-Presse
postado em 12/04/2013 14:17
O livro é considerado o mais valioso do mundo, com estimativa de 15 a 30 milhões de dólaresNova York - Uma edição muito rara do "Bay Psalm Book" (;Livro de salmos da baía;), o primeiro livro impresso nas colônias que depois se converteram nos Estados Unidos, será leiloado pela Sotheby;s de Nova York em novembro, anunciou o leiloeiro, calculando que poderá alcançar entre 15 e 30 milhões de dólares. A obra de 1640 foi redigida por pastores puritanos na baía de Massachusetts, dois anos depois da importação da primeira prensa gráfica.

Trata-se de uma nova tradução da versão em hebreu de "O livro dos salmos", mais fieis, segundo os autores, ao que haviam trazido da Inglaterra. A primeira edição do "Bay Psalm Book" foi impressa em Cambridge (Massachusetts) e um dos 11 exemplares conhecidos dessa edição será leiloado em 26 de novembro.

Não se leiloa nenhum exemplar desse livro desde 1947. Na ocasião, bateu todos os recordes para um livro impresso, segundo a Sotheby;s. O livro que será leiloado pertence a uma igreja de Boston, a Old South Church, que planeja financiar sua reforma e seus programas sociais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação