Mundo

Socialistas chilenos proclamam Michelle Bachelet pré-candidata presidencial

Nas primárias do governo, disputarão os ex-ministros Laurence Golborne e Andrés Allamand

Agência France-Presse
postado em 13/04/2013 13:51
Santiago - O Partido Socialista chileno e o Partido Pela Democracia (PPD) proclamaram neste sábado a ex-presidente Michelle Bachelet (2006-2010) como sua pré-candidata presidencial nas primárias para as eleições de novembro, nas quais é favorita segundo as pesquisas.


Em um comício realizado no teatro Caupolicán, centro de Santiago, e na presença de centenas de dirigentes e militantes, Bachelet delineou os eixos principais de sua campanha.

"Desde que recuperamos a democracia, o Chile teve crescimento e progresso, mas sejamos justos: houve reformas que ficaram por fazer. O país necessita de mudanças profundas", afirmou, em seu discurso, destacando que o pilar de sua proposta será "o combate contra a desigualdade".

Bachelet, que desde sua volta ao Chile havia se mantido distante dos partidos políticos e apostara numa candidatura mais cidadã e vinculada aos movimentos sociais, pediu para que se construa uma "contundente maioria cidadã e parlamentar" para conseguir aprovar suas propostas eleitorais no Congresso.

Entre suas prioridades, Bachelet destacou a necessidade de elaborar uma nova Constituição, assim como o fim do lucro na educação e uma reforma tributária para poder sustentar a reforma educacional.

A atual Constituição chilena foi elaborada pela ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) e referendada em controvertidas eleições em 1980.

Em 2005, durante o governo de Ricardo Lagos, a Carta Magna foi reformada com a eliminação de elementos antidemocráticos mais criticados, mas as organizações de esquerda consideram essas mudanças insuficientes. Em 30 de junho, Bachelet se medirá nas primárias com outros três candidatos da oposição. Nas primárias do governo, disputarão os ex-ministros Laurence Golborne e Andrés Allamand.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação