Mundo

Khamenei condena atentado de Boston e critica postura de EUA

"A postura dos Estados Unidos e de outros supostos defensores dos direitos humanos é contraditória quando se trata de matar pessoas inocentes"

postado em 17/04/2013 16:36
Teera - O líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, condenou o duplo atentado em Boston (Estados Unidos), mas criticou a postura "contraditória" dos Estados Unidos frente ao terrorismo. "A República Islâmica do Irã, adepta da lógica islâmica, é contra qualquer ataque e assassinato de pessoas inocentes, seja em Boston, no Paquistão, no Afeganistão ou na Síria", declarou Khamenei em seu site, leader.ir.

No entanto, "a postura dos Estados Unidos e de outros supostos defensores dos direitos humanos é contraditória quando se trata de matar pessoas inocentes", ressaltou o aiatolá em um discurso para os membros e as famílias do Exército iraniano. "Guardam silêncio quando se trata de matar pessoas inocentes no Paquistão, Afeganistão, Iraque e Síria, mas clamam aos céus pelas explosões nos Estados Unidos", acrescentou.

Duas bombas colocadas não muito longe da linha de chegada da famosa Maratona de Boston mataram três pessoas e feriram mais de 180 na segunda-feira, o que levou o presidente Barack Obama a denunciar um "ato de terrorismo (...) hediondo e covarde ".

Teerã e Washington, que não mantêm relações diplomáticas desde 1979, divergem sobre a situação na Síria, onde o Irã considera como "terrorista" a revolta contra o regime, enquanto os Estados Unidos exigem a saída do presidente Bashar al-Assad.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação